Os sistemas de produção da agricultura urbana são caracterizados por uma variedade de espaços dimésticos, ligados à produção agrícola, cujo desempenho é limitado não apenas pelo ambiente, climático, pelo solo e pelas restrinções socioeconômias e também por restrinções técnicas significativas. Embora os agricultores urbanos sejam bastante dinâmicos, a taxa de desenvolvimento e difusão de tecnologias para esses sistemas é ainda muito reduzido.
Diversos trabalhos demonstram como as populações urbanas desenvolvem estratégicas inovadoras para enfrentar suas necessidades, seja alimentar, de saúde, emprego ou renda, produzindo de modo ecológico, transformando e comercializando hortaliças, frutas, grãos, tubérculos, aves, suinos plantas medicinais.O cultivo em quintais é uma atividade econômica competitiva e oferece oportunidades de geração de renda, bem como para pessoas com dificuldades para se deslocar para longe de casa, incluido as mulheres, as crianças e os idosos, melhorando a alimentação e a nutrição.
Porém são poucos os observadores que percebem a colaboração dos produtos urbanos para a conservação da biodiversidade urbana, a melhoria da paissagem e a qualidade de vida das cidades.Os quintais domesticos são formas de uso da terra em propriedades particular ou comunitária na qual várias espécies de árvores são cultivadas juntamente com culturas perenes e anuais, e, ocasionalmente criação de pequenos animais, ao redor da casa. Essa forma de uso proporciona uma utilização mais eficiente dos fatores ambientais como luz, água e nutrientes e uma oferta diversificada de produtos durante todo o ano.

No Brasil, o termo quintais é usado para se referir ao espaço do terreno situado ao redor da casa sendo definido na maioria das vezes, como a porção de terra perto da casa, de acesso fácil e cômodo, na qual se cultivam ou se mantêm múltiplas espécies que fornecem parte das necessidades nutricionais das famílias, assim como outros produtos como frutas, verduras e plantas medicinais. a grande importancia neste meio é,o meio de faturar em cima do que se planta gerando renda extra.
O Projeto Agricultura Urbana na Cidade de Porto Velho - Rondonia, executado pelo Centro de Educação e Assessoria Polular (CEAP), tem como objetivo desenvolver, incentivar e fortalecer práticas de aproveitamento agrícola de espaços urbanos em comunidades da Zona Leste do município de Porto Velho.
Fotos - Luiz Junior